Mensagem de Final de Ano de Jetsunma Tenzin Palmo, da Escola Sakya

"Neste momento de turbulência política e social, é importante mantermos um senso de perspectiva e não cedermos ao clima de raiva, paranóia e desespero. Como praticantes do Darma, devemos tomar consciência das reações negativas que surgem em nossa mente e não simplesmente nos entregarmos a elas.
Devemos pensar construtivamente sobre o que podemos fazer para ajudar, da maneira que estiver ao nosso alcance. Cada um de nós pode fazer a própria contribuição, grande ou pequena, para trazer alguma sanidade e equilíbrio à situação. Devemos ter cuidado para não aumentarmos ainda mais a escuridão e a poluição psíquica que está sendo promovida, por mais justificados que pensemos ser nossos sentimentos de desamparo ou até mesmo de medo.
O bodisatva se torna mais forte e mais corajoso diante dos obstáculos porque a ação iluminada brota da compaixão sábia e não do ódio. Tara e o feroz Mahakala, sorrindo pacificamente, representam possíveis respostas a desafios negativos, mas ambas manifestações simbolizam nossa compaixão inata e destemida.
Assim, ao invés de nos desesperarmos, devemos assumir o desafio de enfrentar nossos demônios externos e internos com coragem e forte determinação de transmutar a escuridão em luz primordial, por quaisquer meios que possamos encontrar para realizar essa profunda transformação."

~ Jetsunma Tenzin Palmo, dezembro de 2016